domingo, 8 de janeiro de 2017

Olhai os lírios do campo - Érico Veríssimo


Ingredientes:

1- Pobreza X Riqueza;
2- Medicina;
3- Romance X Traição;
4- Família X Amigos;
5- Morte X Vida.

Modo de fazer:

Eugênio e Ernesto são filhos de um pobre alfaiate e uma lavadeira. Viveram uma infância miserável e  estudaram com muito esforço em troca de favores entre os pais e diretores da escola. Os pais deram a vida pelos dois. Eugênio quis estudar medicina e conseguiu se formar, já Ernesto bebia tanto e causou tanto desgosto na família que um dia, após uma briga com o irmão, sumiu na vida.

Eugênio teve uma grande paixão que conheceu na faculdade, Olívia. Eram apaixonados porém ela não tinha posses. Por isso ele se casa com Eunice Cintra e entra para a alta sociedade, enquanto Olívia vai continuar seus estudos na Nova Itália. Ele trabalha com o sogro em sua fábrica ganhando muito bem e trabalhando muito pouco, na verdade só assinando. Tinha um consultório só para aqueles que poderiam pagar e onde mantinha encontros com Isabel, sua amante.

Quando Olívia volta, Eugênio descobre que tem uma filha, Anamaria. Apesar de manter as aparências com uma esposa que nunca amou e uma amante completamente indiscreta, ele visitava regularmente a amiga e a filha, os amores de sua vida. Quando a menina fez 3 anos Olívia faleceu e ele tomou coragem de contar tudo para a esposa e sogro. Largou tudo, não quis dinheiro nenhum e foi recomeçar sua vida do zero.

Eugênio termina a vida como começou porém tendo provado, e não gostado, do outro lado. A pobreza agora não era vista como a vilã do mundo, afinal todos eram seres humanos e enquanto ele pudesse salvar uma vida ele continuaria lutando contra a morte.

Um livro lindo, bastante filosófico. No início eu custei para engatar na leitura mas quando ele começa a explicar seu envolvimento com Olívia e como ela lidou com o menosprezo dele por ela também ser pobre descobrimos que ela nada mais é que um lírio do campo. Que bom que ela deixou uma Anamaria que conquistou um pai e milhares de fãs.

0 comentários:

Postar um comentário